• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Inadimplência dos micro e pequenos negócios diminui pelo segundo mês consecutivo

A atenuação na inflação brasileira foi suscitada pela redução da taxa do ICMS sobre a gasolina e a energia elétrica nos Estados.

O número de micro e pequenas empresas com dívidas fiscais caiu pelo segundo mês consecutivo. Os dados são do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, o qual aponta que houve queda de 0,1% em agosto em relação ao mês anterior. Ao todo, são 5.540.767 MPEs inadimplentes no Brasil.

A queda da inadimplência corresponde à continuação de deflação registrada desde julho. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA foi de -0,68%, em julho, o menor nível desde 1980; de -0,36, em agosto, e de -0,29%, em setembro, conforme apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. A atenuação na inflação brasileira foi suscitada pela redução da taxa do ICMS sobre a gasolina e a energia elétrica nos Estados — após o governo federal ter zerado o PIS/Cofins sobre a gasolina e o etanol.

Segundo o estudo, as companhias que atuam no setor de serviços são as que registram a maior representatividade, com 52%, seguidas pelas que atuam no comércio (39,5%).

No ranking das mais devedoras por região do País, o Sudeste lidera com 53%. Na sequência vem o Sul (16,4%); Nordeste (16,3%); e, por fim, a Centro-Oeste, com 9%.

Do total de R$ 44,1 bilhões de dívidas envolvendo as micro, pequenas, médias e grandes empresas do País, o valor médio fica em R$ 16.456,50 e a maioria delas foi contraída no setor de serviços (27,6%), bancos e cartões (18,8%), telefonia (9,2%) e varejo (4,2%).