• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

6 dicas para melhorar a escuta ativa no ambiente de trabalho

No ambiente de trabalho, em que o foco e a pressão diária estão voltados para resultados, a escuta ativa pode acabar ficando em segundo plano.

Segundo a pesquisa Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, realizada pela The School of Life em parceria com a Robert Half, a comunicação é a habilidade que mais falta entre os liderados brasileiros e a terceira entre os líderes do país. E pensando exatamente em melhorar a forma de se comunicar no ambiente corporativo, a fonoaudióloga Ingrid Gielow, que é Doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação Humana e CEO da ProBrain, indica o desenvolvimento da escuta ativa.

Esse conceito não diz respeito a apenas ouvir o que o outro tem a dizer, mas, principalmente, demonstrar interesse, disposição, compreensão e interagir, mesmo que seja uma opinião contrária. Basicamente se resume no empenho em assimilar o que foi dito e no respeito ao responder.

No ambiente de trabalho, em que o foco e a pressão diária estão voltados para resultados, a escuta ativa pode acabar ficando em segundo plano. “Desenvolver essa habilidade no meio corporativo pode colaborar com a saúde mental, o que consequentemente colabora com a produtividade, o clima organizacional, diminuição do turnover e direcionar a companhia para melhores resultados”, explica Ingrid.

A técnica pode ainda melhorar o relacionamento dos colaboradores e times, garantir uma comunicação mais eficiente, com alinhamento entre os setores da companhia, reduzir a ocorrência de conflitos e aumentar a confiança de líderes e liderados.

A especialista, então, dá dicas para desenvolver essa habilidade e aplicá-la no ambiente de trabalho. Confira:

1 – Faça o exercícios da micro escuta

Permita-se perceber todos os sons de um ambiente. Cronometre 1 minuto e permaneça assim, prestando atenção a todos os sons e ruídos. No minuto seguinte, escolha um som ou ruído específico. Acompanhe-o, perceba todos os seus detalhes, até que os demais sons percam a importância. Volte para o cenário auditivo completo. Isso ajuda seu cérebro a desenvolver a habilidade de escuta ativa.

2 – Foco apenas em quem fala

Nada de dividir a atenção com leitura de e-mails ou responder mensagens enquanto o outro fala. O cérebro não consegue dividir a atenção, ele fica alternando o foco rapidamente. Isso significa que enquanto você faz uma coisa, pode até achar que escutou o que o outro disse, mas com certeza, perdeu alguma informação.

3 – Olhe para a pessoa enquanto ela fala

Lembre-se: pessoas conectam-se a pessoas e essa conexão começa pelo olho no olho. É fundamental, então, buscar estabelecê-la.

4 – Ouça, veja e sinta

Amplie sua escuta para a percepção dos aspectos não verbais da comunicação. Quando olhamos para quem fala, além das palavras, nosso cérebro processa o tom de voz, as ênfases, as expressões faciais, os gestos e o posicionamento da pessoa em relação à comunicação. Amplie sua observação.

5 – Aposte em treinamento auditivo gamificado

Assim como a atividade física fortalece a musculatura, exercícios e atividades com desafios auditivos desenvolvem e fortalecem as conexões cerebrais envolvidas. A plataforma Afinando o Cérebro, por exemplo, tem mais de 180 atividades e jogos para esse fim. O cadastro gratuito dá direito a um trial de 7 dias para conhecer todos os jogos.

6 – Evite julgamentos, atente-se aos fatos

Tendemos a julgar o que o outro fala enquanto escutamos, concordando, discordando ou criando barreiras a partir de nossos vieses inconscientes. Um excelente exercício é escutar os fatos e separar o que a pessoa falou da opinião que você tem sobre o que escutou.

Antes de elaborar um discurso sobre o que a pessoa deveria ter feito ou qual seria a solução do problema, experimente repetir exatamente o que você entendeu. “Você está me dizendo que… (explique o que entendeu com as palavras que a pessoa disse)? Então… (neste momento você pode dizer o que sente ou pensa). Dessa maneira, a pessoa se sentirá verdadeiramente compreendida, o que aumentará a relação de confiança e a empatia entre vocês.