• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

5 dicas para ser uma mãe empreendedora de sucesso

Equilibrar a vida pessoal e profissional como mãe e empreendedora pode ser realmente desafiador; veja como gerenciar melhor seu tempo entre filhos e negócios

De acordo com dados do relatório Global Entrepreneurship Monitor de 2022, o Brasil conta com mais de 52 milhões de empreendedores, dos quais 30 milhões são mulheres. Não é exagero dizer que muitas delas são também mães, acompanhando uma tendência mundial observada pelo próprio GEM – uma outra pesquisa, do Sebrae, indicou que 48,7% das mulheres empreendedoras no país em 2020 tinham filhos.

Equilibrar a vida pessoal e profissional como mãe e empreendedora pode ser realmente desafiador, e é compreensível que muitas dessas mulheres enfrentem dificuldades para conciliar seus cuidados e atenção entre filhos e negócios.

Se esse é o seu caso, confira abaixo cinco dicas que separamos para ajudá-la a gerenciar melhor seu tempo e seus deveres entre a casa e o trabalho:

1) Planeje e priorize

Como mãe e empreendedora, sua lista de atividades diárias pode ser grande demais para 24 horas. Identifique as tarefas mais importantes e as organize em sua agenda, considerando-as por prioridade. Ter um plano claro, dividindo horários para compromissos profissionais e cuidados maternos ajuda você a evitar desperdiçar tempo em tarefas não essenciais.

2) Estabeleça limites

É importante estabelecer limites na sua agenda e cumpri-los. Defina horários de trabalho específicos e comunique-os não só aos familiares e amigos, mas também aos clientes, parceiros e demais contatos de negócios. Dessa forma, você pode se dedicar a cada momento importante dessa “jornada dupla”, sem sentir que neglicencia seu filho enquanto trabalha ou que compromete o trabalho enquanto aproveita sua companhia.

3) Delegue e terceirize

Administrando seu próprio negócio, você pode sentir que deve lidar com todo o trabalho sozinha. Mas é essencial saber delegar tarefas quando necessário. Identifique aquelas que podem ser terceirizadas, como trabalho administrativo ou gerenciamento de mídia social, e busque profissionais para cuidar delas. Isso permitirá que você se concentre nas principais atividades da sua empresa e reduza sua carga de trabalho.

4) Use a tecnologia

Soluções tecnológicas podem ser grandes aliadas para gerenciar seu tempo e seu negócio de maneira eficiente. Você pode recorrer, por exemplo, a softwares de gerenciamento de projetos e ferramentas de automação para otimizar seu fluxo de trabalho. Recursos como esses contribuirão para aumentar sua produtividade à frente da empresa.

5) Pratique o autocuidado

Conscientemente ou não, como mãe empreendedora é fácil você colocar suas próprias necessidades em último lugar. No entanto, o autocuidado é essencial para manter a saúde e o bem-estar de que precisa – inclusive para desempenhar sua “jornada dupla” da melhor forma. Separe um tempo para si mesma todos os dias – seja para caminhar, meditar ou ler um livro.

Ah, e não se esqueça de ser paciente, flexível e compreensiva consigo mesma!