• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

RH: Cinco dicas para a contratação de um time diversificado

Com ferramentas e métodos próprios, HR tech promove a prática da inclusão nas empresas

A diversidade no ambiente de trabalho sempre foi um tópico quente no departamento de RH, mas, nos últimos anos, tornou-se uma meta importante para muitas empresas. Isso porque ela é muito mais do que uma moda politicamente correta, se trata de uma séria vantagem competitiva. A inclusão tem grande importância para as organizações trazendo múltiplos impactos e benefícios. Diante deste cenário, Denise Asnis, co-fundadora da Taqe, plataforma especializada em recrutamento inclusivo e seleção digital, listou 5 benefícios da contratação de pessoas de diferentes bolhas sociais. Confira a seguir:

1) Perspectivas diferentes:

Quando o time de colaboradores é formado por pessoas que têm características e vivências diferentes, a probabilidade de que eles tenham habilidades, experiências e ideias diversas é bem maior. Tudo isso pode ser muito benéfico para o planejamento e a execução da estratégia de negócios da empresa.

2) Maior criatividade e inovação:

De acordo com a pesquisa de Josh Bersin, empresas inclusivas têm 1,7 vezes mais probabilidade de serem líderes em inovação em seu mercado. As experiências e perspectivas diferentes criam um ambiente propício para a criatividade. Se pessoas que enxergam uma mesma coisa de formas diferentes se reúnem em busca de uma solução, as chances de que ideias inovadoras surjam são bem maiores.

Em ambientes de trabalho diversificados, diferentes visões de mundo e perspectivas podem se combinar de novas formas, o que também gera inovação. Em um mercado tão competitivo, empresas que podem contar com soluções criativas diante de problemas complexos conseguem se destacar.

3) Redução de conflitos:

Em empresas nas quais existe o respeito à diversidade, os conflitos tendem a ser bem menores. Isso acontece porque, ao haver uma política saudável de conveniência entre as diferenças, as equipes e os seus integrantes em particular terão mais facilidade para lidar com as divergências que podem ser geradas no decorrer das atividades.

Dessa forma, as opiniões distintas não desencadearão atritos, desentendimentos e/ou rompimentos. Dependendo da situação, essas discordâncias se tornam estímulos para um estabelecimento cooperativo em busca de um consenso maior.

4) Menor da rotatividade:

Quando uma pessoa sofre discriminação no trabalho, tende a ficar isolada, acuada e excluída, desligando-se do emprego em pouco tempo. Muitas pessoas com deficiência e população LGBTQI+, por exemplo, passam por essas dificuldades com grande recorrência.

A diversidade nas organizações permite mudar esse cenário para melhor. Com a inclusão e as políticas para sensibilizar a equipe, é possível criar um ambiente de trabalho mais receptivo e inovador, em que todo colaborador é acolhido como é, de forma integral. É uma ótima oportunidade de fortalecimento de vínculo, promoção da saúde e de amadurecimento para toda a equipe.

5) Aumento dos lucros:

Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company, em 2017, empresas com equipes de alto escalão mais diversificadas obtêm maiores lucros.

Organizações com uma força de trabalho diversa tomam decisões melhores com mais rapidez, o que lhes dá uma grande vantagem sobre seus concorrentes. Como resultado, empresas com pessoas de diferentes bolhas sociais no local de trabalho possuem melhores resultados de negócios e colhem mais lucros.

“Organizações que investem em diversidade apresentam resultados acima da média. O que já é esperado, uma vez que inseridas dentro das empresas têm o potencial de transformar um ambiente de trabalho, deixa-lo mais leve, o que proporciona um convívio melhor, explodindo novas ideias e dando mais oportunidades aqueles, que antes, possuíam o sentimento de não pertencimento ou de exclusão, criando uma voz que dará equilíbrio e novos rumos aos desafios que a equipe encontrar”, finaliza Denise Asnis, co fundadora da Taqe.