• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como, contabilmente, as holdings funcionam?

Neste artigo, o especialista explica o que são holdings, seus tipos e como funciona a contabilidade nesse ambiente empresarial.

Um holding é uma ótima estratégia para blindagem patrimonial, pois se trata de uma pessoa jurídica criada com o objetivo de controlar ativos e até mesmo outras ações.

O patrimônio de uma família pode ser protegido por meio de um holding, diminuindo o risco tributário, ambiental, civil e trabalhista.

No entanto, para que tudo ocorra bem, é necessário que a contabilidade do holding seja feita conforme determina a legislação.

O que é uma holding?

O termo em inglês “To hold” significa manter, controlar e guardar. Tem como principal função a participação acionária em empresas, e assim, controlar suas administrações.

Um holding pode controlar patrimônios, imóveis, valores, ações, fundos de hedge, marcas e patentes, títulos, direitos autorais entre outros.

Existem diversos tipos de holdings, a depender da necessidade, sendo as principais:

  • Pura
  • Mista
  • Patrimonial
  • De controle
  • Familiar
  • De participação

Por exemplo, a holding familiar reúne todo o patrimônio de uma família em uma única personalidade jurídica, sendo útil para diminuir riscos e proteger bens.

Outra utilidade de um holding está na sucessão patrimonial, pois quando um sócio vier a falecer não é necessário abrir inventário, podendo apenas distribuir as cotas aos herdeiros, o que facilita a gestão de empresas.

Leia também: Conheça 5 vantagens que o Holding patrimonial pode trazer para a sua empresa.

Como funciona a contabilidade de um holding

Apesar de não necessariamente almejar o lucro, ao constituir um holding é importante contar com um contador.

Como qualquer pessoa jurídica, o holding está sujeito a tributação, devendo pagar taxas, contribuições e impostos municipais, estaduais e federais. Pagar tributos da forma errada pode resultar em penalidades, como multas.

A tributação como pessoa jurídica é outra vantagem de abrir um holding, pois é significativamente mais leve do que a carga tributária aplicada a pessoas físicas.

Para que tudo ocorra conforme a lei determina, é necessário que o holding tenha um acompanhamento feito por uma contabilidade, com o fim de que todos os tributos sejam pagos em dia e nos valores corretos.

Por ser um serviço complexo é indicado procurar um contador que tenha experiência e conhecimento na área de holdings, o que evitará futuras complicações.

Cabe ao contador diversas atividades, começando suas responsabilidades desde o momento de constituir o holding, pois é necessário uma série de preparos para que esta possa ter uma boa execução.

O contador é essencial para a criança do holding, pois, irá auxiliar os sócios em todos os processos legais.

Por exemplo, é necessário colher documentos bem como esclarecer direitos e obrigações, assim como alinhar os interesses de todos os sócios.

A prestação de informação é vital para evitar conflitos durante a execução do holding, o que seria catastrófico. A tributação do holding dependerá de fatores como faturamento, quantidade de patrimônio e regime tributário escolhido.

A localização da sede do holding também pode influenciar na contabilidade tributária, visto haver diferenças entre as legislações de cada estado e município.

O recomendado é que você conte com um contador especializado em holdings, diante da complexidade do serviço.