• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

O Endividamentos e as suas causas

Provavelmente você ouviu a notícia que diz que 79,3% das famílias brasileiras estão endividadas. E, se você está devendo, você pensou “eu estou nesta lista e não sei como sair dela”.  E sim, você precisa sair do endividamento o mais rápido que conseguir.

Mas o que acontece com certa frequência, em especial com quem nunca esteve endividado, é não saber por onde começar, o que priorizar, como agir e como sair desta situação. Por isso, preparamos algumas dicas para te ajudar a inverter este jogo.

Consciência sobre as dívidas
Em grande parte, as pessoas não se endividam porque querem, isso ocorre porque em algum momento a pessoa teve um imprevisto e isso as levou ao endividamento. Mas, mesmo que você tenha um perfil de gastador, você também teve um momento que levou ao endividamento. E eu te pergunto: “você consegue identificar qual foi o motivo do seu endividamento?”

Se você conseguir responder isso, já é um começo para o que precisa fazer para sair do endividamento, porque pode tentar encontrar meios de sanar aquela fonte de endividamento.

publicidade

Descobrindo como está o endividamento
Existe um ponto inicial e importante: entender se o seu endividamento já está generalizado. E, por generalizado você pode entender o fato de estar devendo para diversas pessoas e empresas. Isso é importante para entender como será a fase de negociação com os credores e, também, o que pode ser feito em termos de reorganização financeira e para ajudar na consciência da gravidade da situação.

Reorganização financeira
Mesmo que você esteja totalmente endividado(a) e não enxergue saída, calma, ela existe! Mas você só vai enxergar isso começando pela lição número 1 de saúde financeira: listar seus gastos e as suas receitas.

Fonte FDR: https://fdr.com.br/2022/10/20/o-endividamentos-e-as-suas-causas/