• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Pequenos negócios evitam repassar aumento de custos aos clientes

Pesquisa do Sebrae mostra que, embora 76% dos micro e pequenos empresários tenham relatado aumento dos gastos, apenas 9% repassaram integralmente essa alta aos clientes

Fonte: Fenacon

Pesquisa do Sebrae mostra que, embora 76% dos micro e pequenos empresários tenham relatado aumento dos gastos, apenas 9% repassaram integralmente essa alta aos clientes

Para não perder vendas, os micro e pequenos empresários e os microempreendedores individuais (MEI) preferem trabalhar com margens mais apertadas e evitam repassar os aumentos de custos para os clientes.

Um levantamento do Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que apenas 9% dos empresários desses portes repassaram integralmente para os seus clientes as altas dos gastos com suas operações.

Outros 43% não elevaram os preços de produtos ou serviços e 47% fizeram um repasse apenas parcial.

Vale destacar que 76% desses empreendedores relataram aumentos nos custos nos últimos 30 dias, segundo o estudo do Sebrae. As altas dos insumos e mercadorias, combustíveis, aluguel e energia são apontadas como o principal problema para 42% desses empreendedores, seguido pela falta de clientes (24%) e pelas dívidas contraídas de empréstimos (10%).

Esta foi a primeira edição dessa pesquisa do Sebrae, chamada Pulso dos Pequenos Negócios, que será realizada trimestralmente em parceria com o IBGE.

A colheita de dados foi realizada entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro nos 26 estados e no Distrito Federal. Foram ouvidos 6 mil donos de pequenos negócios e a margem de erro é de 1% para cima ou para baixo.

Fonte: Diário do Comércio