• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como se proteger no mês de caça às bruxas da cibersegurança?

O mês da cibersegurança surgiu, em 2004, com a criação de uma campanha do Departamento de Segurança Nacional norte-americano, para promover a segurança digital no país.

Se em algumas tradições outubro marca o mês das bruxas, quando o tema é cibersegurança, o período é marcado pela caça a elas. Ou melhor, é um mês de conscientização da importância da cibersegurança e, consequentemente, de combate aos crimes cibernéticos. Então, aproveitando, vamos falar sobre roubo de dados e, claro, de como se proteger. Confira!

Outubro, mês da cibersegurança!

O mês da cibersegurança surgiu, em 2004, com a criação de uma campanha do Departamento de Segurança Nacional norte-americano, para promover a segurança digital no país.

A ideia deu certo e foi até ganhando versões fora dos Estados Unidos, como na Europa, por exemplo. E, em 2022, a campanha norte-americana chama-se “See Yourself in Cyber” (Veja-se no Ciber, em tradução literal).

O que é roubo de dados?

Primeiro, é importante saber sobre quais dados estamos falando. Basicamente, podemos dizer que são quaisquer tipos de informações armazenadas digitalmente em computadores, servidores ou dispositivos como celulares, por exemplo. Sendo que o roubo destes dados pode comprometer a privacidade de indivíduos e de empresas.

Ou seja, estamos falando de informações de contas bancárias, número de documentos, nomes, senhas, número de cartões de crédito, registros médicos, assinaturas onlines, entre outros.

Como ocorrem estes roubos de dados?

A conscientização é muito importante, pois podemos dizer que a grande porta de entrada dos ataques cibernéticos se dá por meio dos usuários, que, muitas vezes, deixam os sistemas vulneráveis a riscos. Ou seja, não é à toa que o mote da campanha deste ano do mês da cibersegurança seja “veja-se no ciber”.

E, quando criminosos cibernéticos encontram estas brechas, utilizam diferentes técnicas para roubar os dados. Por isso, em um ambiente de trabalho, por exemplo, é muito importante criar uma cultura de segurança entre os colaboradores para evitar expor a empresa.