• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Em alta, autônomos buscam caminho alternativo ao da CLT no país

Co-fundadora de franquia inovadora de minimercados diz que medo de empreender ainda é uma barreira para muitos brasileiros

De acordo com o Atlas dos Pequenos Negócios lançado pelo SEBRAE, o número de trabalhadores autônomos teve uma alta de mais de 5 milhões entre 2012 e 2021, enquanto microempresas somam atualmente cerca de R$ 420 bilhões em renda por ano. Apesar da fidelidade à 'cultura CLT', muitos brasileiros têm pensado cada vez mais além da carteira de trabalho para garantir estabilidade no mercado.

A dúvida relativa à transição de modelos de trabalho tradicionais para o empreendedorismo é válido. Entretanto, uma forma pertinente de justificar a relutância é a falta de medição de riscos e o desconhecimento sobre negócios que não demandam altos investimentos.

A última edição da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, desenvolvida pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), apontou que existem mais de 10 milhões de apartamentos no Brasil. E, é neste momento de analisar favorecimentos que surgem alternativas vantajosas para os amantes do empreendedorismo, como a Honest Market Brasil, uma franquia inovadora de minimercados que se baseia no sistema self-checkout, o autoatendimento.

O negócio, co-fundado por Ana Paula Moraes, conta com mais de 100 franquias ao redor do país, majoritariamente em condomínios e prédios comerciais. Segundo ela, o medo de empreender, ainda que interiorizado, vai muito além desta perspectiva pessoal.

"Por mais que as pessoas pensem que empreender demanda ideias grandiosas e inovadoras, o que não é real, o nosso país também sofre com muitas instabilidades políticas e econômicas, dando força a este senso comum".

Porém, começar a agir é a única forma de derrotar o preconceito e para Ana Paula o primeiro passo rumo ao mercado de investimentos tem a ver com medir as possibilidades: "A pessoa que deseja empreender precisa, em primeiro lugar, fazer uma análise de riscos. Esse raciocínio ajuda a entender até que ponto suas vidas e finanças podem ser impactadas", disse.

Mesmo que possamos explicar estes pensamentos, superá-los ainda é um desafio. Isso porque, especialmente no Brasil, a priorização do regime CLT é imposta desde as primeiras experiências trabalhistas. Por isso, Ana é defensora do ensino empreendedor ainda nas escolas. Ela acredita que "os jovens precisam se aproximar da ideia de que empreender não é um bicho de sete cabeças".