• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

Retorno ao escritório: funcionários da 3M escolhem seu modelo de trabalho ideal

Entre as opções estão: trabalho presencial, híbrido, remoto-próximo e remoto-distante. Entenda como o programa global funciona

A retomada ao trabalho presencial ainda é um tema bastante discutido entre as empresas e, principalmente, entre seus funcionários. Pensando nisso e, amparada na confiança, a 3M consultou seus colaboradores para entender qual seria seu modelo de trabalho ideal, levando-se em consideração as responsabilidades da função e as circunstâncias pessoais, e acaba de implementar no Brasil o programa global Work Your Way (Trabalhe do seu jeito), que estabelece uma nova filosofia e prioriza a flexibilidade com apoio aos diferentes anseios. A iniciativa já está vigente nos mais de 70 países onde a Companhia mantém operações.

O programa oferece a possibilidade de seus funcionários e colaboradores mensalistas, que exercem funções administrativas, trabalharem de forma presencial, híbrida, remota-próxima e remota-distante, e faz parte de uma série de iniciativas que priorizam o bem-estar do colaborador. A escolha não é permanente e caso não haja adaptação ao modelo adotado, a opção de trabalho pode ser alterada a qualquer momento, sempre em alinhamento com seu líder direto.

Para a implementação em julho, todos os funcionários administrativos do Brasil fizeram sua escolha e 51% optaram pelo modelo remoto-próximo, 31% pelo híbrido, 15% pelo presencial e 3% pelo remoto-distante. Todos os modelos estão em conformidade com a lei do teletrabalho. De acordo com a opção, a 3M fornece os recursos necessários para o trabalho e ajuda de custo.

“Temos visto muitas empresas aderindo ao modelo híbrido de trabalho, mas com dias específicos para ida à empresa. Com o Work Your Way, queremos dar mais liberdade as pessoas e promover equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, para cada um dos nossos mais de mil colaboradores elegíveis ao programa. A ideia é que cada funcionário olhe para suas responsabilidades, preferências pessoais a escolha que pode ser mais interessante”, diz Mariana Kartalian, diretora de Recursos Humanos da 3M no Brasil. “A pandemia trouxe novas possibilidades e este modelo valoriza a confiança, a contribuição e impacto do trabalho, mas acima de tudo as pessoas”, completa.

Entenda os quatro modelos de trabalho oferecidos pela 3M:

Presencial: Se caracteriza pelo trabalho realizado nos 5 dias úteis da semana na empresa;

Híbrido: Para trabalho realizado 1, 2, 3 ou 4 dias da semana na 3M, sem ser necessário especificar quais, contanto que seja cumprida a quantidade de dias acordados;

Remoto-próximo: Caracterizada pelo trabalho realizado integralmente na dependência do funcionário, dentro do território nacional, a uma distância de deslocamento de até 150km da unidade da 3M na qual está alocado;

Remoto-distante: O funcionário trabalha em um local não-3M e vive a uma distância de deslocamento acima de 150km da unidade na qual está alocado, e se faz necessário viagens para chegar à empresa.

O Work Your Way possibilita ainda que seja possível trabalhar em um país diferente por, no máximo, até 30 dias corridos em um ano.