• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade
    Nosso corpo administrativo é formado por profissionais graduados em áreas pontuais. Este fator minimiza gastos administrativos de nosso empreendimento.

    Entenda como fazemos...

Notícia

As tendências do setor de alimentação moldadas pelos novos hábitos do consumidor

Saúde, frescor e artesanato são algumas das práticas mapeadas pela nova edição da pesquisa Taste Tomorrow, feita pela Puratos

Pães, chocolates e doces podem ser considerados uma paixão quase universal, e é isso o que faz esse mercado ser tão atrativo ao empreendedor. Com lojas que vendem o ano inteiro, os brasileiros se entregaram ainda mais ao consumo desses itens durante a pandemia.

Levantamento feito pelo Pão de Açúcar mostra que as vendas dos produtos de marca própria do grupo, na categoria “indulgência", cresceram 37% durante o primeiro trimestre de isolamento social, em 2020. Doces e sobremesas tiveram aumento de 96%, seguidos de biscoitos salgados (85%) e salgadinhos (79%).

Foi também durante esse período que muitos negócios tiveram que se adaptar ao delivery - tábua de salvação mesmo para aquelas empresas que ainda não trabalhavam a modalidade e nem tiveram tempo para treinar os funcionários, organizar as embalagens e fazer o marketing digital para divulgar a novidade.

Nessa corrida contra o tempo, alguns novos padrões de comportamento foram estabelecidos pelos consumidores e são eles que ditaram a forma como muitos negócios funcionam ou passaram a funcionar.

Muito disso foi destrinchado pela nova edição da pesquisa Taste Tomorrow, que foi realizada com 17 mil consumidores, em 44 países, pela Puratos – fabricante de produtos para panificação, confeitaria e chocolate.

De acordo com o material, o futuro da alimentação será guiado por nove macrotendências de consumo, que têm ganhado força a partir dos novos hábitos dos consumidores. São elas: sabor, saúde, frescor, artesanato, estilo de vida ético, transparência, conveniência máxima, experiência de próximo nível e hiper-pessoal.

Cada um desses tópicos identifica por sua vez diferentes microtendências, que englobam desde as preferências de canais de compras até a redescoberta de sabores tradicionais.

Nas palavras de Vitor Campos, diretor de marketing da Puratos, uma das tendências que mais evoluiu foi a de conveniência. Em 2021, 82% dos brasileiros acreditavam que todas as lojas deveriam ter delivery, contra 70% em 2018.

Entretanto, a história muda quando o assunto é padaria e confeitaria. Segundo a pesquisa, qualidade é a principal barreira para vendas on-line de pães e de confeitaria, pois o consumidor teme que os produtos percam a qualidade no processo de compra e recebimento. No caso dos pães, há ainda mais um limitador - a dúvida se receberá o produto fresco.

Por essa razão, Campos diz que o brasileiro prefere manter o hábito de comprar em padarias, fartamente localizadas em todo o país. O mesmo não ocorre em outros países da América Latina, onde a preferência de compra é em supermercados e lojas de conveniência.

CHEIROS E PELA VITRINE

Heloísa Helena Duarte, da H2 Consultoria, especializada em restaurantes, recorda que enquanto os restaurantes ficaram fechados durante a pandemia, as padarias ficaram abertas e atendiam com a linha completa de produtos. E mesmo assim fizeram e fazem muitas vendas e entregas em domicílio por WhatsApp, porém com menor velocidade.

Por esse motivo não tiveram foco em desenvolver aplicativos - o que causaria aumento médio de 28% nos preços. Além disso, a consultora destaca que as padarias são sempre lembradas pelos clientes como venda presencial de multiprodutos de alimentos o dia todo e o volume de venda das padarias depende muito da compra por impulso - despertada por cheiros e pela vitrine.

Nesse sentido, o frescor do produto, horário que foi assado e exposição na vitrine faz toda a diferença para aumentar seu consumo.

Outro recorte da pesquisa mostra que o sabor é o principal fator na decisão de compras de pães e de confeitaria. No caso do chocolate, o preço é prioridade. No entanto, nos três casos ajuda muito ser um produto instagramável.

“Os brasileiros privilegiam alimentos que têm boa aparência. O sabor é secundário. Primeiro tiram a foto, publicam e só depois provam”, diz Campos.

OUTROS INSIGHTS

Fresco, porém instagramável - Falando em apelo instagramável, a pesquisa também indica que antes do consumo, a comida deve encantar a visão. Esta foi uma demanda apontada por 70% dos entrevistados.

Entretanto, quando alinhada ao delivery, essa tendência tem suas particularidades. A chance de dar errado é grande, alerta o chef Gabriel Pita, fundador da Doceria Zucker. O primeiro passo para garantir que o cliente consuma o mesmo que vê na loja, segundo Gabriel, é investir em padrão de qualidade.

Acostumados a receber bases murchas ou ressecadas, castanhas rançosas, frutas passadas e doces quebrados ou desmontados, o consumidor é de fato, receoso, diz o chef. No caso da Zucker, Gabriel diz investir em revisões antes de cada item ser enviado. Tudo deve ser levado em consideração - peso, estética, embalagens.

"Crescer dentro dos deliveries é um trabalho de formiguinha nessa área (confeitaria). Desenvolvemos muitas embalagens específicas para que o produto vá bem acomodado de modo que, por mais que a moto mexa, o padrão seja mantido", diz.

Loja física - Apesar do volume de compras on-line ter mais do que dobrado, a pesquisa mostra também que as lojas físicas ainda são consideradas importantes na jornada de compra, visto que 71% dos brasileiros não gostariam que elas deixassem de existir. No entanto, há novas exigências para ambos os canais.

Sabor - O levantamento aponta que 87% dos consumidores gostam de sabores tradicionais, 79% preferem ter elementos familiares quando provam novas comidas e 73% gostariam de experimentar novas texturas.

Aspecto artesanal - Para examinar o frescor e aspecto artesanal dos produtos, 53% conferem a validade, 47% observam quando o produto foi fabricado e 41% avaliam a aparência geral. Além disso, 71% deles acreditam que os produtos deveriam ser feitos com ingredientes locais

Plant-based - Os produtos plant-based (à base de plantas) têm avançado expressivamente no mercado. O número de brasileiros que buscam por essa categoria saltou de 36%, em 2018, para 70% em 2021. Para atestar a formulação sem ingredientes de origem animal, 79% querem estar informados sobre a origem e fabricação do produto. Ao todo, 89% leem as informações das embalagens.

Saudabilidade X Sabor - 70% dos brasileiros querem alimentos adaptados as suas necessidades próprias. Com foco em saudabilidade, 67% preferem não comprometer o sabor de seus alimentos, mas sim diminuir porções, enquanto 69% optam por produtos denominados mais saudáveis, para não reduzir o consumo. Nesta tendência, as principais preocupações na formulação dos produtos são açúcar (41%), calorias (39%) e gordura (35%).